Dicas para otimizar seu programa de milhas aéreas

123

Programa de milhas aéreas uma ótima ideia para economizar nas viagens.

Programa de milhas aéreas é um serviço oferecido pelas empresas aéreas para distribuir recompensas para seus clientes em troca de sua fidelidade. O primeiro programa de milhas aéreas foi criado nos Estados Unidos por uma famosa companhia aérea.

Para poder desfrutar das vantagens o cliente precisa se inscrever no programa de milhas para ganhar pontos correspondente à distância percorrida nos voos que foram realizados. Quando o cliente consegue acumular uma quantidade suficiente de pontos ele é premiado com uma passagem aérea gratuita numa aérea de milhas compatível, outra possibilidade é a troca dos pontos por outros produtos, acesso a áreas VIP ou outros serviços.

Atualmente no Brasil existem variados programas de milhas aéreas e possuem um grande número de clientes cadastrados. E para otimizar sua utilização você pode seguir as dicas relacionadas abaixo.

 

Dicas para otimizar seu programa de milhas aéreas

Programa de milhas aéreas-PassagensAereas10.com (3)

Os programas de milhas aéreas oferecem variadas possibilidades de ganho para os clientes das companhias aéreas e se você usar algumas estratégias você consegue otimizá-lo e conseguir muito mais vantagens.

Você poderá aproveitar as milhas obtidas, sejam em voos, em transferências pelos parceiros não aéreos ou ainda compras em sites específicos.

Os resgastes que tem participação de companhias aéreas podem ser realizadas pelo site do programa de milhas, em alguns casos será necessário entrar em contato com o call center.

Se você deseja utilizar companhias aéreas parceiras, uma forma de otimizar essa opção é buscar voos pelo site da companhia que opera o voo e só depois disso acessar o site do programa de milhas. As passagens de valor menor normalmente são as que estão disponíveis para os clientes do programa de milhas.

É permitido que sejam emitidas passagens de ida e volta, além de “open jaw” que é a chegada do primeiro destino por um local e saída por um local diferente.

A emissão de passagens aéreas pelos programas de milhas podem ser feitas envolvendo diferentes classes de serviço (econômica, executiva, primeira) o valor cobrado nessa situação será baseado no maior valor de milhas. Mas é preciso ficar atento se por acaso o trecho envolver conexão em um local que pertence a uma zona com valor de milhas a serem utilizadas que excedam que a zona de destino, haverá necessidade de emissão de bilhetes separados.

As passagens de alguns programas de milhas que envolvem companhias aéreas parceiras poderão ser emitidas com o limite de até quatro trechos, quando tiver paradas intermediárias.

As passagens aéreas emitidas pelos principais programas de milhas não permitem que sejam envolvidas a mesma cidade mais de uma vez, mesmo que sejam feitos desembarques em aeroportos diferentes, os pontos de conexão devem ser dentro de rotas diretas. Nessas situações, mais uma vez, os bilhetes deverão ser emitidos separadamente.

Outro impedimento é a combinação de mais de uma companhia aérea parceira no mesmo bilhete, esta regra faz parte dos regulamentos dos programas de milhas das principais companhias aéreas.

Comprar milhas só compensa se for para inteirar o valor de uma passagem que tenha que ser resgatada imediatamente, outros usos de milhas compradas pode elevar o custo final da operação pretendida.

Aproveitar promoções também ajuda a otimizar a utilização dos programas de milhas e permitem a aquisição de milhas com até 50% de desconto. Outra possibilidade é aproveitar promoções que permitem a transferência de pontos dos cartões de crédito para os programas de milhas, há a possibilidade de obtenção de bônus de até 30%.

As taxas de embarque não podem ser pagas com milhas, por isso é preciso contabilizar este custo quando for realizar viagens aéreas com os benefícios de programas de milhas.

A maioria dos programas de milhas não permitem que sejam emitidos bilhetes com “stopover” ou seja, com paradas intermediárias.

Nos voos feitos em companhias parceiras é permitido realizar apenas uma parada intermediária (stopover). Somente na região de destino esta parada poderá ser feita. Não são consideradas stopover paradas com menos de 24 horas em pontos intermediários.

Os programas de milhas fornecem uma outra passagem caso o voo do bilhete prêmio tenha sido modificado ou cancelado, seja na companhia aérea de origem ou em companhias parceiras. Você poderá escolher outro bilhete desde que os aeroportos de origem e destino sejam os mesmos, independente que haja disponibilidade ou não nos voos solicitados.

As validades das milhas também devem ser alvo de muita atenção, já que possuem validades diferenciadas nos casos de promoções, bonificações, cartões de classe e produtos especiais. Geralmente as validades das milhas são divulgadas amplamente nos sites das empresas, assim como em outros meios de divulgação, como sites de empresas parceiras.

 

Como fazer resgastes mais vantajosos

Programa de milhas aéreas-PassagensAereas10.com

Para os voos domésticos para América do Sul você poderá fazer regastes mais vantajosos na maioria dos programas de milhas principalmente quando houver promoções de milhas reduzidas, a partir de 3 mil o trecho ou então partir de 2 mil milhas alguns trechos.

Já para os voos em classe econômica em companhias parceiras alguns voos podem ser realizados resgastes com 10 mil milhas para voos dentro da América do Sul (para Buenos Aires, por exemplo), para a América do Norte voos com 35 mil milhas o trecho e ainda para Ásia e Oceania por 50 mil milhas o trecho. Na maioria dos voos citados (exceto para Buenos Aires) poderão ser feitos um stopover para que o uso das milhas sejam otimizados.

Para resgastes em voos em classe econômica nas companhias aéreas parceiras na mesma região você precisará de 10 mil milhas o trecho na América do Sul e Central e para as outras regiões 12.500 milhas o trecho.

E ainda em voos em classe executivo e primeira classe dentro da Ásia ou dentro da América do Norte será possível resgatar passagens por 32.500 milhas o trecho (em média).

 

Mais possibilidades de otimização do programa de milhas aéreas

Programa de milhas aéreas-PassagensAereas10.com (2)

Como estamos vendo, os programas de milhas são excelentes ferramentas para conseguirmos algumas vantagens devido nossa fidelidade a uma companhia aérea. Mas para isso você não deve se esquecer de se inscrever em um programa (ou em mais de um se quiser), a adesão não é automática, o cliente precisa entrar no site da empresa aérea e manifestar esta vontade. Após seu cadastramento você receberá um número de identificação e uma senha para que você possa movimentar sua conta, controlar se os “depósitos” foram realizados, quanto já conseguiu acumular, o prazo de validade das milhas entre outras possibilidades. A conta precisa ser gerenciada e muitas vezes é mais vantajoso possuir apenas uma conta. Afinal, pequenas quantidades de milhas dispersas não ajudam conseguir opções muito atraentes.

Aproveite as parcerias do seu programa de milhas, você pode ter outras vantagens além do resgaste de passagens aéreas. Você poderá utilizar suas milhas em lojas online, hotéis cadastrados, lojas de eletrodomésticos, entre outros. Além de conseguir resgatar produtos e serviços com as milhas, você poderá fazer o caminho inverso, ou seja, adquirir produtos e serviços em empresas parceiras e turbinar a conta com muitas milhas.

Outra forma de alavancar suas milhas é a utilização de cartões de crédito, quase todos oferecem a possibilidade de converter a pontuação de seus planos de relacionamento em milhas. Então ao realizar compras ou pagar faturas do próprio cartão é possível ganhar milhas. Alguns convertem automaticamente outros não, sendo necessário pedir que a conversão seja realizada. A segunda opção é a melhor porque as milhas tem prazo de validade, geralmente em 3 anos elas expiram já os pontos do cartão de crédito tem validade indefinida. O uso de cartões de crédito oferecidos pelas companhias aéreas com suas marcas também são ótimas ferramentas para a acumulação de milhas, já que eles oferecem condições mais cômodas e fáceis.

É aconselhável guardar os cartões de embarque e recibos de compras de passagens de aviões (recibo de confirmação de compra de passagens online) até o momento de creditar suas milhas, serão estes registros que comprovarão seus deslocamentos e poderão ser utilizados caso as milhas não tenham sido creditadas.

O acompanhamento das promoções também ajudam a otimizar o uso do programas de milhas das companhias aéreas. Não descuide das promoções, faça visitas periódicas ao site da companhia aérea na qual você mantem seu programa de fidelidade. As promoções expiram em determinados prazos, sempre bem rápidos. Acredite ótimas oportunidades poderão ser encontradas. É dessa forma que você mais aproveitará as suas milhas. Há promoções com tarifas reduzidas, pacotes de viagem e muitas outras vantagens.

Você ainda poderá procurar voos com conexão, eles exigem menos quantidade de milhas para conversão, você pode pesquisar a ocorrência destes voos nos site das empresas aéreas, tanto na empresa de origem quanto em companhias aéreas parceiras.

Subir de status no programa de milhas auxilia na conquista de melhores vantagens. É necessário ficar atento que dentro dos programas de viagens com milhas há divisões, as classes de associação ou categorias.  São divisões que existem na maioria dos programas de milhagem e que tem o objetivo de reconhecer por mérito viajantes que utilizam com mais frequência os serviços disponibilizados pela empresa. Nessas diferentes divisões também são diferentes os benefícios concedidos. Para que haja a migração de uma classe para outra o cliente terá que realizar certo número de voos por ela ou então um número de milhas realmente voadas. Sendo assim, a empresa consegue fazer com que o cliente seja fiel aos seus serviços prestados, porque ele terá que realizar viagens pela companhia resultando na fidelização que é agradecida por este tipo de bônus e outros que são variáveis de acordo com a companhia.

Para que você não desperdice as suas milhas é necessário ter a absoluta certeza que você irá ao voo reservado. Se houver a mínima dúvida se poderá ou não viajar naquele horário não adquira passagens com milhas. O processo de trocar as datas em uma passagem adquirida com milhas é mais trabalhoso e complicado do que no casos pagos em dinheiro. Há também a possibilidade que sejam cobradas multa em milhas ou pontos, acabando com a economia que você imaginava fazer.

A reserva de passagens adquiridas utilizando as milhas deve ser feita com bastante antecedência (ao menos três meses, mas o ideal é trocar as milhas por passagens com 6 meses de antecedência). Voos em feriados e nas altas temporadas são bem mais elevados e devem ser evitados.

Os voos longos devem ser sua preferência, muitas vezes um voo dentro da América do Sul custa o valor de milhas idêntico a uma viagem dentro do Brasil, por isso você irá otimizar seu programas de milhas se guardar suas milhas para voos mais caros.

Não encare suas milhas como um fundo de investimento de longo prazo, não as deixe acumular por tempo demasiado. Sempre que houver oportunidade você deverá troca-las. É arriscado deixar um grande número de milhas acumulando, porque muitas coisas podem acontecer com o passar do tempo. As regras podem mudar, pode ser aumentada a quantidade de milhas para resgatar passagens para determinadas regiões, a empresa pode falir ou ser vendida. Fique atento e troque suas milhas periodicamente.

 

Considerações finais

Os programas de milhas podem ser usados de diferentes formas, umas que poucas vantagens podem ser auferidas e de outras formas que o número de vantagens é constantemente otimizado. Tudo dependerá das escolhas e uso de estratégias que você fizer.

Primeiro é necessário alavancar a acumulação de milhas, não para que elas fiquem ali, guardadinhas na conta do programa de milhas. É necessário acumular mais com o objetivo de troca-las em oportunidades certas e vantajosas.

Atualmente, a possibilidade de se conseguir milhas está muito ampliada. Você pode consegui-las realizando viagens, a forma mais tradicional, mas também pode consegui-las com o uso constante do cartão de crédito. As maiorias das operadoras oferecem a possibilidade da conversão dos pontos em milhas, estabelecimentos parceiros dão como bônus da fidelidade à empresa milhas aéreas. Enfim, conseguir meios de conseguir milhas não será um problema devido às vastas possibilidades.

Então, não fique parado, se mobilize e adentre a esse especial caminho trilhado por muitos. Participe das inúmeras vantagens que podem ser concedidas para aqueles que otimizam seu programa de milhas aéreas.