Mulheres que viajam sozinhas – veja super dicas!

282

É seguro uma mulher viajar sozinha?!

A cada dia é mais comum ver pessoas viajando sozinhas, cada uma com seu motivo, mas cada vez mais as mulheres partem de seus lares para conhecer lugares sem a companhia de outras pessoas, sejam do mesmo sexo ou não. Tem acontecido com mais frequência mulheres que viajam sozinhas.

Quase sempre quando uma mulher decide viajar sozinha, ela escuta coisas como “Sozinha? Mas não é perigoso?” ou então “E se acontecer alguma coisa com você?”, isso é comum, uma vez que vivemos em um país patriarcal, machista e pouco acostumado à libertação feminina. As mulheres, por sua vez, são educadas desde cedo a se verem como sexo frágil, incapaz de tomar decisões por conta própria ou de se defender, quando for preciso.

Mas na real não é bem assim que funciona, ao contrário do que se pensa a mulher não vai se tornar alvo de bandidos, traficante de gente ou sequestradores por que está sozinha. Essas coisas acontecem, mas devido a circunstâncias muito especificas, afinal, nenhum de nós, homens ou mulheres, estamos totalmente livres da violência humana, estejamos onde estivermos. Então não é por isso que devemos nos esconder em casa e deixar de viajar.

A Organização Mundial de Saúde constatou que em média 70% dos casos de violência contra a mulher acontece por conhecidos ou até mesmo parentes. Seguindo essa lógica, as chances de violência são menores quando se está viajando. Claro que depende de algumas coisas, como o destino, por exemplo.

Mulheres que viajam sozinhas--PA10.com

Como viajar com mais segurança sendo mulher

Essas dicas são válidas tanto para homens quanto mulheres, seja viajando sozinhos ou em grupo. O mais importante e que deve vir em primeiro da lista é a Comunicação. Mantenha sempre em contato com seus conhecidos, avisando para onde está indo e quando chegou do passeio.

É fundamental também que não procure agências clandestinas ou não autorizadas pelos órgãos de turismo locais, por si só elas não inspiram confiança e as chances de prestar qualquer tipo de reclamação quanto aos serviços são menores. Então procure sempre planejar bem o roteiro dos passeios e não queira contratar agências clandestinas achando que estará fazendo economia, às vezes os barato sai caro.

Quando em uma balada, a dica fundamental e que aprendemos desde pequenos “Não aceite bebidas de estranhos”, mas mais que isso, não deixe seu copo longe da vista, bandidos são muito ágeis e no tempo de uma música eles podem ter colocado alguma substância em sua bebida. O ideal é que, sempre antes de dançar termine de beber e ao final peça outro copo com uma nova bebida.

Mulheres que viajam sozinhas--PA10.com

Os melhores lugares para uma mulher viajar sozinha

Atente-se bem à cultura do local para onde está indo, e isso faz parte da lista de recomendações de segurança. Em alguns países a cultura do povo é mais machista que no Brasil, pode acreditar! Ao ponto em que se torna muito arriscado para uma mulher viajar sozinha, como em alguns países do Oriente Médio.

No Brasil, ainda que atos de machismo é uma coisa corriqueira de se ver (infelizmente), não há nenhum local que seja contraindicado para uma mulher viajar sozinha. Pelo menos não que se tem registro, se você souber de um lugar assim, deixe um comentário, compartilhe conosco. Salvo aqueles lugares que não se deve ir nem acompanhado, como algumas favelas ou periferias, as mulheres tem uma lista enorme de lugares para viajar sozinha.

Confira aqui algumas dicas de lugares legais para viajar.

Muitas mulheres viajam sozinhas e compartilham experiências em seus blogs, como a Luiza (http://www.360meridianos.com/) e a Fernanda (http://www.precisoviajar.com/)